terça-feira, 30 de novembro de 2010

SERSE – Kungliga Operan, Estocolmo, Novembro de 2010


(review in english below)

Serse, uma ópera de G F Handel com libretto de Bononcini é uma obra não muito conhecida do compositor, embora contenha uma das mais belas árias operáticas alguma vez escritas – Ombra mai fu.



Xerxes (Serce), rei da Pérsia, goza a sombra de uma árvore quando chega o irmão Arsamene, procurando Romilda, por quem estão ambos apaixonados. A noiva do rei, Amastre, é preterida por Romilda, mas esta ama o irmão e recusa sempre Xerxes que, apesar dos seus esforços, não consegue ver o seu amor correspondido. Amastre e Arsamene provocam uma série de situações de intriga para conseguirem levar a bom termo as suas preferências amorosas. No final, Xerxes fica com Amastre, que o ama fielmente. Romilda e Arsamene casam e acabam como um casal feliz, abençoado por Xerxes.

Para além da Ombra mai fu, também conhecido como o Largo de Handel, a ópera tem várias outras árias de interesse, como Piu che penso e Cruda furia de Xerxes, uma notável ária de bravura. Para os apreciadores do barroco, entre os quais me incluo, a obra está muito acima do banal.


A encenação de Daniel Slater trás a acção para o início do Século XX. A ópera abre com a recepção de um hotel e a célebre ária de entrada (Ombra mai fu) tem como árvore alvo uma planta da recepção do hotel. Depois este transforma-se em spa, bar e aeroporto. Uma abordagem moderna com alguma graça, mas não mais que isso.
O maestro foi Andreas Stoehr que dirigiu com elevação a Kungliga Hovkapellet, uma orquestra barroca de qualidade. O Coro da Opera Real de Estocolmo também esteve bem.

As interpretações, todas por cantores desconhecidos para mim, foram de nível muito bom e dominadas por intérpretes femininas. Não houve intervenção de contra-tenores.

O mezzo-soprano Karolina Blixt foi um rei Xerxes de qualidade notável. Voz de grande potência e beleza, com graves possantes e agudos seguros foi a melhor em cena. O papel é muito exigente, está quase sempre em cena e, embora tenha começado com alguma intranquilidade (e o início é logo a ária Ombra mai fu), quando aqueceu cresceu em volume e qualidade.


((parte das fotografias são do programa da Ópera Real de Estocolmo)

Matilda Paulsson, mezzo-soprano, interpretou o irmão Arsamene. Também este globalmente bem, mas a voz era pequena e, nem sempre bem projectada.

Romilda foi interpretada pelo soprano Ida Falk Winland que foi outra grande da noite. Voz potente, timbre claro e bonito, agudos seguros e mantidos caracterizaram a interpretação ao longo da récita.

O mezzo-soprano Katarina Leoson fez a Amastre numa interpretação banal mas agradável, embora com pouca potência vocal.



***



SERSE - Kungliga Operan, Stockholm, November 2010

Serse, an opera of GF Handel with libretto by Bononcini is not one of the best known operas of the composer, although it contains one of the most beautiful operatic arias ever written - Ombra mai fu.

Xerxes (Serce), king of Persia, enjoys the shade of a tree when his brother Arsamene arrives, looking for Romilda. Both are in love with her. The bride of the king, Amastre, is changed by Romilda, but she loves her brother and always refuses Xerxes who, despite his efforts, can not see his love accepted by her. Amastre and Arsamene cause a range of intrigues to be able to reach their loved choices. In the end, Xerxes joins Amastre, who loves him faithfully. Romilda and Arsamene get married and end up as a happy couple, blessed by Xerxes.

Apart from Ombra mai fu, also known as the Largo of Handel, the opera several other arias of interest, such as Piu che penso and Cruda furia by Xerxes, a remarkable bravura aria. For lovers of the Baroque, including myself, the work is far above the banal.

The Staging of Daniel Slater puts the action at the beginning of the twentieth century. The opera opens with the reception of a hotel and the famous first aria from (Ombra mai fu) is dedicated to a plant from the hotel reception. The hotel reception becomes a spa, a bar and an airport. A modern funny setting, but not more than that.

The conductor was Andreas Stoehr who did a very good job with the Kungliga Hovkapellet, a baroque orchestra of quality. The Choir of the Royal Opera of Stockholm was also good.

The soloists, all unknown to me, showed a very good level and were dominated by female singers. There were no counter-tenors in the cast.

Mezzo-soprano Karolina Blixt was a king Xerxes of high quality. The voice had great power and beauty with powerful low range and steady top notes. She was the best on stage. The role is very demanding, she's almost always on stage and, although she started apparently with some discomfort (and the beginning is the aria Ombra mai fu) when she warmed up, the voice grew in volume and quality.

Matilda Paulsson, mezzo-soprano, played Arsamene, the brother. She was also well, although the voice was small and not always with good projection.

Romilda was interpreted by soprano Ida Falk Winland. She was another great singer. Strong voice, clear and beautiful timbre, top notes were strong and steady and characterized the interpretation along the performance.

Mezzo-soprano Katarina Leoson played Amastre in a normal but pleasant interpretation, though without a big vocal power.


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7 comentários:

  1. Caro FanaticoUm,

    Obrigado por partilhar a experiência.

    Embora sem nomes sonantes parece que foi um bom espectáculo.

    A encenação parece interessante e moderna.

    Excelentes fotos na chamada ao palco.

    Cumprimentos musicais.

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  2. Caro FanaticoUm

    "Ombra mai fu foi" das primeiras árias de ópera que interpretei nas minhas aulas de canto. Parecia simples ao início, mas na realidade é uma ária de muito difícil interpretação. A sua beleza está precisamente na sua aparente simplicidade.

    Curiosamente, uma das minha primeiras experiências em teatros de ópera foi em Estocolmo. A ópera era a Flauta Mágica e os cantores todos suecos. Não me lembro dos seus nomes, de qualquer forma lembro-me que foi um espectáculo de nível superior, o que prova que "Santos da casa podem fazer milagres", nem que sejam uns milagres mais pequeninos.

    Obrigado pela partilha.

    Cumprimentos

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  3. dear Fanatico,you have a heart for art...

    best wishes...

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  4. Hi FanaticoUm,

    Nice shot!!! I'm jealous of your pictures.
    But why didn't you take some pictures of the opera hause? I've never been in Stockholm.

    Last September I've visited Händel's birth house in Halle where is not far from Leipzig. To my surprise there were many british visitors. They call Händel "their Hendel". Maybe the best German export in Baroque.

    I can recommend you the Opera Leipzig. It's not pompous like Zürich or München, but the orchestra makes a wonderful sound. The best I've ever heard in the opera houses. Not like other opera houses in Germany Leipziger opera doesn't have their own orchester, but the famous Gewandhaus Orchestra accompanies the opera as well.
    Besides, the tickets are quite cheap there. The highest price is about 50€.

    Every June the Händel Festival takes place in Halle. The best Händel Singers like Cecilia Bartoli give Performances there.

    From Basel

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  5. @ wagner_fanatic
    Foi, de facto um bom espectáculo. Os nomes não são sonantes na cena internacional, mas poderão sê-lo na Suécia, país que nos tem dado grandes cantores, sobretudo grandes sopranos dramáticos.

    @Alberto,
    Obrigado pelo seu comentário. De facto, santos da casa fazem milagres. É sempre uma experiência agradável ir à ópera ejm Estocolmo, como também teve essa experiência.

    @ sonsprinter
    Always polite and generous. Thanks!

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  6. Dear lotus-eater,
    I have some pictures of Stockholm Royal Opera House, but I am saving them for a later post.

    I have never been to Leipzig Opera and I would love to go. I wait for an opportunity. Many of my visits to foreign opera houses occur when I am abroad for professional reasons. I am lucky with this!

    Yes, I agree, germans have always export good culture abroad.

    Regards

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  7. Caro Alberto,
    Esqueci-me de lhe perguntar. Canta no registo de contra-tenor? Pensava que era tenor lírico...

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