domingo, 1 de janeiro de 2012

Convite para participação / Call for reviews

(text in English below)

Um dos principais objectivos do blogue “Fanáticos da Ópera / Opera Fanatics” é a divulgação de apreciações e comentários sobre espectáculos de ópera vistos ao longo da temporada.

Alguns leitores relataram, nos comentários a diversos espectáculos, as suas impressões de óperas que tiveram oportunidade de ver, como foi o caso do Gus com o Fidelio e com Die Soldaten.

Foi com satisfação que, há algum tempo e pela primeira vez, fomos contactados por um leitor (que desconhecíamos) manifestando interesse em que uma apreciação sua sobre uma ópera que iria ver fosse colocada no blogue.

No dia 24 de Maio de 2011, pela primeira vez, publicámos um texto escrito por um dos nossos leitores. Pela mão de Eduardo Vieira, viriam a ser publicados textos sobre a Tosca em Paris em Maio, Don Giovanni em Viena em Maio, Nabuco no Rio de Janeiro em Agosto e A Valquíria em São Paulo em Dezembro com muito boa aceitação dos leitores, traduzida não só pelo número elevado de ”leituras” como pelos comentários.


Realço entre eles o primeiro texto sobre uma ópera no Brasil e a excelente descrição do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e sua história.


Depois do Eduardo Vieira, chegaram-nos mais pedidos de inclusão de críticas relativas a espectáculos de ópera ocorridos no Brasil, da autoria de Ali Hassan Hayache, e publicámos textos sobre Menino Peralta – Lénfant et les Sortilèges em São Paulo em Outubro, Il Guarany dos Pampas Gaúchos em São Paulo em Outubro, e Die Walküre em São Paulo em Novembro.


Assim, convidamos os nossos leitores que assistam a um espectáculo de ópera e sobre ele queiram ver publicado um texto seu no blogue “Fanáticos da Ópera / Opera Fanatics” que o enviem, se possível com fotografias, para um dos seguintes e-mails: fanaticoum@gmail.com ou wagnerfanatic@gmail.com.

Pensamos que será uma forma de enriquecer informação, partilhar experiências e fomentar a discussão saudável sobre esta temática de que muito gostamos.

Aproveitamos a oportunidade para desejar um Feliz Ano Novo a todos.




One of the main objectives of the blog "Fanáticos da Ópera / Opera Fanatics" is the review of opera performances seen throughout the season.

Some readers have reported, in comments to various performances, their impressions of operas that they had the opportunity to see, as was the case of Gus with Fidelio and Die Soldaten.

It was with satisfaction that, some time ago and for the first time, we were contacted by a reader (unknown to us) expressing his wish that a review of an opera that he would see soon could be posted in this blog.

On May 24th 2011, for the first time, we published a review written by one of our readers. He was Eduardo Vieira and, written by him, we posted  reviews on Tosca in Paris in May, Don Giovanni in Vienna in May,  Nabuco in Rio de Janeiro in August, and Die Walküre in São Paulo in December. His reviews were very popular among our readers, what we could assess by the high number of "readings" of his posts, as well as by the comments written.

I highlight the first text on an opera in Brazil and the excellent description of the Theatro Municipal do Rio de Janeiro and its history.

After Eduardo Vieira, we received further requests for posting reviews of operas which have been seen in Brasil. From Ali Hassan Hayache we publishde reviews on Menino Peralta – Lénfant et les Sortilèges in São Paulo in October, Il Guarany dos Pampas Gaúchos in São Paulo in October, and Die Walküre in São Paulo in November.

Therefore,we invite our readers that attended or will attend an opera performance and would like to see their review posted in the blog “Fanáticos da Ópera / Opera Fanatics” to send the text, if possible with photos, to one of the following e-mails: fanaticoum@gmail.com or wagnerfanatic@gmail.com .

We think this will be a way to enrich information, share experiences and promote healthy discussion on topics that we very much like.

We take thus opportunity to wish a Happy New Year to all!

16 comentários:

  1. É uma belíssima ideia, Fanáticos.
    Feliz Ano Novo.

    ResponderEliminar
  2. Também acho uma excelente ideia.
    Bom ano para os Fanáticos, com muita música, naturalmente.

    ResponderEliminar
  3. Excelente ideia.

    Feliz Ano Novo para os Fanáticos!

    ResponderEliminar
  4. Feliz Ano Novo para tudos os Fanáticos de Portugal !

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado a todos pelas simpáticas palavras e Feliz Ano Novo.

    ResponderEliminar
  6. Bom-dia, Fanáticos. Sou um super fanático e sigo o vosso blog, desde há um ano, com muito interesse e extrema regularidade. Desde já, os meus parabéns. Assisto a 20-25 produções de ópera por ano nos mais variados sítios, com maior incidência na Alemanha (como não poderia deixar de ser). Sou absolutamente "doido" por Wagner. Em segundo lugar, ex aequo e por ordem variável consoante o dia ou a hora, seguem-se Strauss, Monteverdi, Händel e Berg.

    Gostaria de contribuir para o vosso blog mas tenho duas limitações. Em primeiro lugar, desejaria permanecer anónimo, mesmo para vocês. Em segundo lugar, e por uma questão de gestão do tempo, não quereria ter de traduzir o texto, apenas o escreveria numa língua, português ou inglês. Se tais limitações puderem ser superadas, teria o maior prazer em vos enviar as minhas observações sobre o que vou vendo.

    Aguardo a vossa resposta.

    Saudações musicais!

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo,

    Seja bem vindo a este blog! Teremos o maior gosto em publicar os seus textos e estou certo que muitos gostarão de os ler. É uma forma de dar a conhecer, na primeira pessoa, o que se vai vendo e ouvindo. Esse é um dos objectivos principais do blogue.

    Como terá verificado, não editamos os textos que nos são enviados por outros e colocamo-los no blogue exactamente como os recebemos. E apenas na língua em que vieram escritos. Só se os considerássemos completamente desadequados é que os não colocaríamos, o que nunca aconteceu.

    Em relação ao anonimato, nós próprios não pretendemos revelar a nossa identidade. Esse não será, seguramente, um obstáculo.

    Ficaremos a aguardar com curiosidade e interesse os seus textos. Encontra neste blogue outro grande fanático por Wagner (o meu colega wagner_fanatic)e também quem goste particularmente de ir à ópera na Alemanha.

    ResponderEliminar
  8. Feliz Ano Novo para todos os amigos deste blog de um fanatismo muito agradável e interessante !

    ResponderEliminar
  9. Boa iniciativa do blog pra divulgação da arte operística pelo Brasil, que infelizmente ainda carece desse tipo de informação. Assim que for divulgada a programação do Festival Amazonas de Ópera entrarei em contato e agradeço a visita no meu blog. Mantemos contato. Abraço de Manaus!

    www.matthewscirne.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Caro FanáticoUm,

    Obrigado pela resposta pronta. A minha próxima récita será "L'incoronazione di Poppea", em Lille, dirigida por Emmanuelle Haïm, seguida de um Parsifal em Lyon, ambas em Fevereiro. Dar-vos-ei notícias algum tempo antes.

    ResponderEliminar
  11. This is one of my favorite sites. Happy New Year to everyone!

    ResponderEliminar
  12. Feliz año nuevo! Los mejores deseos.
    Una Voce Poco Fa
    Http://www.unavocepocofa915.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. I'm back. Happy New Year for all of you!

    ResponderEliminar
  14. Embora as coisas nao estejam a correr muito bem para a ópera em Portugal nao vou deixar de desejar um Feliz ano novo para os meus caros fanáticos portugueses.

    Em breve vou estar por la para asistir à estreia do Cosi Fan Tutte, e espero poder ler as suas críticas para continuar a aprender.

    ResponderEliminar
  15. Caro AdMiles,
    Obrigado pelas suas simpáticas palavras. Atenção que de facto as coisas estão muito más para a ópera em Portugal. O Teatro de São Carlos acabou de cancelar quase toda a temporada anunciada e cancelou também uma récita do Cosi fan tute, a do dia 26 de Janeiro. Espero que não seja a sua.
    Pode contar com um texto aqui sobre esta ópera.
    Saludos

    ResponderEliminar
  16. Nao, nao é a do dia 26, vou à estreia no dia 14. Estive quase um mes a tentar comprar os bilhete e só foi ontem que consegui.

    ResponderEliminar