quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Williams, Elgar e Strauss e a violoncelista Alisa Weilerstein — 25 de Outubro de 2012, FCG


(Review in English below)

A primeira obra ouvida foi o arranjo de Ralph Greaves para cordas, harpa e flauta realizado em 1934 e que se baseava na Fantasia sobre “Greensleeves” de Ralph Vaughan Williams. Esta última faz parte da introdução ao terceiro acto da ópera Sir John 
in Love, composta entre 1924 e 1928, e que se baseava na comédia de William Shakespeare "The Merry Wives of Windsor" (1602). Tem um tema famosíssimo e foi bem interpretrado.
(foto da internet)
Seguiu-se o Concerto para Violoncelo e Orquestra em Mi menor, op. 85, composto por Edward Elgar entre 1918-19. Foi interpretado pela jovem e muito talentosa violoncelista americana Alisa Weilerstein. Apresentou todas as qualidades por que é conhecida: muito dotada tecnicamente e muito expressiva. Certamente irá figurar entre os grandes solistas deste instrumento.
 

Por fim, ouviu-se Uma Sinfonia Alpina, op. 64, obra composta entre 1911-15 por Richard Strauss, que, nas suas próprias palavras, representaria uma “purificação moral através da força do indivíduo, a libertação através do trabalho e a adoração da eterna, e sempre magnífica, natureza”. A obra ter-se-á inspirado no "Anticristo" de Freidrich Nietzsche e não tem a forma convencional da sinfonia: é apresentado em 22 secções, cada uma delas com um nome diferente, que representa um dos diversos momentos do passeio pela natureza que o compositor quis representar. É uma obra muito interessante: consegue juntar o bucólico ao agreste, o telúrico ao dionisíaco. É uma obra de enorme vitalidade e cuja interpretação foi de qualidade. Uma menção honrosa ao cenário criado pela FCG para esta Sinfonia Alpina. Soberbo!

A Orquestra Gulbenkian foi, uma vez mais, dirigida por Lawrence Foster e podemos dizer que passámos um belo serão esta noite.

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(Review in English)

The first piece listened was the 1934 Ralph Greaves's arrangement for strings, harp and flute that was based on Fantasia on "Greensleeves" by Ralph Vaughan Williams. Fantasia is from the introduction of the third act of the opera Sir John in Love, composed between 1924 and 1928, that was based on William Shakespeare's comedy The Merry Wives of Windsor (1602). It has a very famous theme and it was well interpreted.

This was followed by Concerto for Cello and Orchestra in E minor, op. 85, composed by Edward Elgar between 1918-19. The young and very talented American cellist Alisa Weilerstein played it. She showed all the qualities for which she is known: she is very technically skilled and expressive. She will be surely one of the greatest cello soloist of her time.

Finally, there was a Alpine Symphony, op. 64, work composed between 1911-15 by Richard Strauss, who, in his own words, consider that it represents the "moral purification through the power of the individual, liberation through work and worship of the eternal, and always magnificent nature." The work was inspired by the Antichrist of Freidrich Nietzsche and does not have the conventional form of a symphony: it is presented in 22 sections, each one with a different name that represents one of many moments of nature walk the composer wanted to represent. It is a very interesting piece: it fuses both bucolic and agrestic, telluric and Dionysian. It’s a piece of enormous vitality whose interpretation was of great quality. An honorable mention for the scenario FCG created for this Alpine Symphony. Superb!

Lawrence Foster once again directed the Gulbenkian Orchestra and we can say that we spent great time tonight.

3 comentários:

  1. Quando não podemos ir, é sempre bom saber que os Amigos tiveram oportunidade de usufruir de um espectáculo de qualidade. Obrigado pelo relato.

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  2. Gostei muito do concerto de hoje.

    A jovem Alisa demonstrou bem o porquê de Barenboim ter voltado a dirigir este concerto após o falecimento da esposa Jacqueline Du Pré.

    A Sinfonia Alpina é um colosso brutal de sonoridade embora haja várias passagens de maior beleza que Strauss praticamente nos engana ao término da obra que não acontece e, infelizmente, termina-a de uma forma, a meu ver, algo insípida. Tenho de maturar mais esta obra.

    Excelente comentário, como sempre :)

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  3. Nice week-end to you all!
    Greetings,Willy

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