quinta-feira, 11 de abril de 2013

Triologia Verdi no TNSC

O Teatro Nacional de São Carlos iniciou uma comemoração dos 200 anos do nascimento do compositor italiano Giuseppe Verdi. E nada como fazê-lo com La Traviata, Il Trovatore e Rigoletto, três das mais iconográficas obras de Verdi. Mas podíamos citar muitas mais: Don Carlo, Otello, Aida, Simon Boccanegra, etc.


Pena o estado a que a ópera e a cultura em geral chegou neste país, pois, em ano de bicentenário de Richard Wagner, poder-se-ia esperar que o compositor alemão não caísse no esquecimento. Ainda assim, é de salutar o esforço de colocar, no espaço de um mês, três óperas em cena que motivarão o interesse do público.

A encenação estará a cargo de Francesco Esposito, encenador italiano já com experiência operática. A direcção musical da Orquestra Sinfónica Portuguesa ficará a cargo de Martin André.

Cada ópera terá apenas um elenco e 4 récitas. Ficam os elencos e alguns vídeos do Youtube dos cantores principais.

Em La Traviata teremos Daniela Schillaci como Violeta Valery, Andrés Veramendi como Alfredo e Damián del Castillo como Giorgio Germont. Cantarão diversos cantores portugueses (por exemplo João Merino e Joana Seara), embora sempre em papéis de menor relevância.

Em Il Trovatore cantarão Rachele Stanisci como Leonora, Agostina Smimmero como Azucena, Ivan Momirov como Manrico, Valdis Jansons como Conte di Luna e Giovanni Furlanetto como Ferrando. Novamente figurarão, em papéis secundários, os cantores portugueses.



Em Rigoletto irão figurar Piero Terranova como Rigoletto, Romina Casucci como Gilda, Alessandro Liberatore como Duca di Mantova e Giovanni Furlanetto como Sparafucile. Aos portugueses, uma vez mais, estarão reservados os papéis de menor dimensão.


O TNSC preparou um conjunto de vídeos onde nos dá um aperitivo daquilo que podem ser os cenários, guarda-roupa e ideia geral da encenação. De notar que o audio colocado nos vídeos vai buscar algumas das gravações de referência das três óperas, pelo que nenhuma das vozes é a dos cantores elencados para a triologia.






O blogue Fanáticos das Ópera estará, naturalmente, em algumas das récitas e deixaremos, durante a Triologia Verdi, registo das nossas audições e impressões.


3 comentários:

  1. Tenho ja os bilhetes para o Rigoletto no 11 de maio na minha visita anual ao Sao Carlos, pena este ano a temporada ser tao curta.

    ResponderEliminar
  2. Desde que assisti à Salomé, em 2009 se não estou em erro, que tinha decidido não regressar ao S. Carlos.
    Mas, dada a crise, as possibilidades de ir à ópera do estrangeiro são bastante menores. Logo, decidi regressar. Dia 3 será o Rigoletto e 7 o Il Trovatore. Para La Traviata os dias não eram convenientes.

    ResponderEliminar
  3. Me desplacé desde España para ver el Rigoletto. Ha sido penoso, una vergüenza, un descrédito para el Teatro San Carlos. Qué mediocridad de voces, que dirección tan patética. Llevar a unos artistas que no dan las notas correctamente es un fraude al espectador. Alessandro Liberatore fue el peor Duca que he visto jamás. Y el Rigoletto no fue capaz de dar "la maledizione" y otras notas de mayor fuste. El público de Lisboa se merece más. Supongo que habrá un casting para seleccionar las voces...

    ResponderEliminar