segunda-feira, 12 de agosto de 2013

AIDA, Theatro Municipal de São Paulo, Agosto de 2013



(Mais uma vez apresentamos, na íntegra, um texto de Ali Hassan Ayache que, como habitualmente, agradecemos)
 
A Grand-Opera é um gênero que se caracteriza pelo exagero. Tudo é monumental nesse estilo nascido na frança na primeira metade do século XIX e suas principais características são: Temas históricos em lugares exóticos, grandes massas corais, orquestras enormes, efeitos cênicos de arrasar, cenários e figurinos repletos de luxo e extravagância, grandes elencos, quatro ou cinco longos atos e a presença obrigatória do balé.

Giuseppe Verdi já tinha se aventurado no gênero quando compôs I Vespri Siciliani , relutou em compor uma ópera em homenagem à nova Casa de Ópera da cidade do Cairo a pedido do soberano Ismail Paxá. Uma bolada em grana e um pouco de conversa fiada fizeram Verdi aceitar a empreitada, assim nasce Aida, com todas as características da Grand-Opera francesa e um dos maiores sucessos verdianos.

Título que rodou o mundo e agora aporta em São Paulo para abrir a temporada de óperas. Noite de teatro lotado e tensão no ar, no saguão uma abundância enorme de fotógrafos e a Guarda Civil Metropolitana em traje de gala. 


 Cena da ópera Aida, TMSP, foto Internet.
  
A produção do Teatro Municipal de São Paulo apresentada no último dia 09 de Agosto é de uma Aida menos monumental e mais intimista. Os cenários de Italo Grassi não são grandiosos e sim simples e funcionais. Transportam para o Egito antigo com cores e desenhos característicos da época. Cumprem muito bem seu papel e não pecam pelo exagero. Os figurinos de Simona Morresi seguem a mesma tendência, com roupas simples e cores contrastantes conseguem levar o espectador ao Egito Antigo. O que destoa de tudo isso é um dançarino vestido como um personagem do filme Avatar, totalmente fora do contexto. A luz de Virginio Levrio interage com cenários e figurinos e cria efeitos interessantes, abusa do contraste claro e escuro, cria um clima interessante que realça o palco cênico.


Cena da ópera Aida, TMSP, foto Internet

A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo regida por John Neschling apresentou bela musicalidade, andamentos corretos e sonoridade com bom volume. Orquestra que vem mostrando evolução a cada apresentação nas mãos do regente. O coral lírico mostrou espetacular desempenho, alguns desencontros entre as vozes não prejudicaram o todo. Vozes potentes e com as características do canto italiano. O Balé da Cidade de São Paulo dançou coreografias interessantes e adequadas à ideia do libreto. Dessa vez ninguém deu nenhuma cambalhota.

A direção de cena de Marco Gandini opta pela simplicidade, visão que louva o amor e mostra a tortura de personagens divididos e apaixonados. Mais importante que a guerra ou o Estado é o ser humano que prevalece e é o mais importante. Acaba com o monumental da ópera, tira a grandeza dela em troca do intimismo. A movimentação dos cantores é econômica, as massas corais e de prisioneiros não fazem estripulias no palco e os gestos e as expressões dos solistas se mostram satisfatórias.
  

Maria Jose Siri, Foto Internet

Os solistas estiveram a contento, Maria Jose Siri interpreta Aida com bela voz, timbre escuro e profundo. Dominadora de uma bela técnica vocal com emissão de notas de grande qualidade em todos os registros. Voz com enorme projeção, que enche o teatro e encanta pela luminosidade. Sua interpretação cênica mostra os estados da alma da personagem, dividida entre o amor e a pátria. O Radamés de Gregory Kunde tem fartos agudos e briga com os graves, a carência deles é nítida em diversas passagens. Consegue luminosidade em seus agudos e com eles se destaca. Cenicamente razoável conseguiu passar longe da nota Si no final da ária Celeste Aida.

Tuija Knihtlä faz uma Amneris com voz possante munida de graves em abundância, belo fraseado e atuação cênica convincente. O barítono Anthony Michaels-Moore encara um Amonasro de forma mediana, falta uma pegada nos graves. Quem mandou muito bem foi o baixo Luiz-Ottavio Faria, seu Ramphis tem graves portentosos, fartos e pujantes.

O programa entregue ao público é de excepcional qualidade, informativo, com entrevista do diretor de cena, melhores gravações e todo o libreto na língua original e traduzido para o português. Como sempre pessoas chegaram atrasadas e entraram após o início e alguns tiraram fotos, uma que estava próximo a mim se esbaldou com a câmera profissional.

 A produção do Theatro Municipal de São Paulo é inteligente e moderna, com vozes de bom nível e orquestração de qualidade. Trouxeram uma renca de estrangeiros para executar as tarefas, pelo que vi os profissionais da ópera de nosso país podem fazer igual ou até melhor.

7 comentários:

  1. Não sei se o autor da crítica acede a este espaço, mas fiquei algo curioso com uma afirmação que fez quando caracterizou a prestação do tenor que cantou o papel de Radamés: disse que conseguiu passar longe da nota Si no final da ária Celeste Aida.
    Tendo em conta que o Si b é precisamente a nota da última palavra da romaza, fiquei sem perceber o que se passou de facto.

    É certo que muitas soluções têm sido adoptadas pelos diversos tenores que cantam o papel, em virtude de o que Verdi escreveu ser (penso eu) virtualmente impossíve de cantar. Desde o terminar em fortissimo, o recorrer ao falsetto, ao descer uma oitava, penso que já se ouviu de tudo. Mas mudar a nota, acho que nunca ouvi, a não ser que se transponha a romanza para outra tonalidade.

    Cumprimentos,
    J. Baptista

    ResponderEliminar
  2. Hey,amigos
    Always correct and objective .
    Abraço,Willy

    ResponderEliminar
  3. Vi a Aida pela primeira vez no Coliseu. Mais tarde vi-a numa superprodução que se revelou pateta e infra, no Estádio Nacional. Não sei se foi esta má experiência o certo é que não aprecio a Aida, embora tenha gostado de a ouvir num Coliseu cheio de ecos (antes da correcção que fizeram). Porque o ouvi citar John Neschling, senti saudades da sua passagem pelo São Carlos.

    ResponderEliminar
  4. I saw Aida for the first time last week, and I loved it! The week before, I saw La Traviata. My wife loved it, but I did not like the production so much.

    ResponderEliminar
  5. Wow! Kunde sang Radames? I'm curious. I have heard him only in Belcanto operas like Les huguenots and La donna del lago, and will hear him in La Straniera in Zürich coming October.

    Don't forget "Don Carlo" tomorrow! You have no problem to get Arte-TV, do you?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dear lotus-eater,
      thank you for reminding us about tomorrow´s Don Carlo. I hope we will be able to watch at Arte-TV.

      Eliminar
  6. Ótima crônica!
    Sempre mantendo a qualidade e despertando o interesse pela arte.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar