sábado, 31 de agosto de 2013

O Anel do Nibelungo / Der Ring des Nibelungen, Nova Iorque, Maio de 2013 / New York, May 2013

(in english below) 

Uma breve introdução a esta monumental obra de Richard Wagner pode ler-se aqui.


 Em Nova Iorque assisti a um ciclo completo do Anel. No ano passado já tinha visto esta produção no Met Live e, ao vivo, Die Walküre. Aqui pode ler-se o que então se escreveu neste blogue sobre Das Rheingold, Die Walküre (aqui, aqui e aqui), Siegfried e Götterdämmerung.



 A encenação de Robert Lepage tem sido alvo de discussão e controvérsia. Conto-me entre os que a consideram muito eficaz e original. Há uma gigantesca máquina articulada que ocupa todo o palco e que assume inúmeras formas, constituindo os diferentes cenários, também com a ajuda de projecções.
A máquina, por vezes, faz algum ruído, o que perturba a concentração, mas a originalidade da abordagem cénica e a versatilidade alcançada permitem encará-lo com um pouco de tolerância.



 O maestro que dirigiu as 4 óperas do ciclo foi Fabio Luigi. Fez um excelente trabalho e a Orquestra da Metropolitan Opera mostrou que é uma das melhores orquestras mundiais pois teve um desempenho magnífico e homogéneo ao longo de todo o ciclo.


 Nos próximos dias escreverei umas notas sobre cada uma das óperas.




The Ring of the Nibelung / Der Ring des Nibelungen, New York, May 2013
A brief introduction to this monumental work of Richard Wagner can read here.

In New York I saw a complete Ring cycle. Last year I had seen this production at the cinema in MetLive transmissions, and, live in New York, Die Walküre. You can read here what was written then in this this blog on Das Rheingold, Die Walküre (here, here and here), Siegfried and Götterdämmerung.

The staging by Robert Lepage has been the subject of discussion and controversy. I am among those who consider it very effective and unique. There is a gigantic articulated machine that occupies the entire stage and that takes many forms, constituting the different scenarios, also with the help of projections.
The machine sometimes makes some noise, which disturbs the concentration, but the originality of the approach and the scenic versatility achieved allow to face it with a little tolerance.

The conductor who directed the four operas of the cycle was Fabio Luigi. He did an excellent job and the Orchestra of the Metropolitan Opera shown that it is one of the best orchestras in the world. It had a magnificent uniform performance throughout the cycle.

In the coming days I will write a few notes about each opera.

5 comentários:

  1. Deve ter sido um privilégio assistir a este Ring no Met! Estou "roído" de inveja!

    Assisti às transmissões MET Live do Siegfried e do Götterdämmerung, aqui na Gulbenkian, que me deixaram uma impressão muito positiva.

    Apesar do inconveniente dos ruídos mecânicos, que foi muito referido, o certo é que a máquina proporcionou um espectáculo muito apelativo, oferecendo uma liberdade na criação de espaços e efeitos visuais não ao alcance dos esquema tradicional de cenários.

    Aguardam-se com expectativa os relatos mais pormenorizados!

    Cumprimentos,
    J. Baptista

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  2. Caro Fanático,
    boa tarde!
    Sua crônica, breve e direta nos dá uma idéia do que está por vir em termos críticos sobre o ciclo em questão.
    Um abraço do Brasil

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  3. Caro Fanático:
    Mais uma vez quero referir o gosto que me dá ler os seus comentários. Tive o prazer de assistir à transmissão deste "Anel" na Gulbenkien e achei a produção magnífica: a "máquina" é genial, proporciona efeitos visuais estupendos. Lapage dá-nos beleza, cor, diversidade. E, sobretudo, respeita Wagner, conseguindo inovar; o simbolismo e os elementos oníricos estão presentes. Pena é que estas concepções não estejam presentes na maioria das produções que actualmente se fazem na Europa (vide, por exemplo, o "lixo" do "anel" em Bayreuth neste bicentenário...)

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  4. The entire Ring Cycle from the Met was offered on Public Television this summer, and I missed it. I'm not sure I will understand all of it, but I have grown to love Wagner and I look forward to the next opportunity to see it.

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  5. Last July I've seen the entire Ring in a week in Mannheim! To tell the truth it was quite stressful, but I enjoyed Valkyrie a lot. The rest not that much. My friend, a wagnerian, tells me that Wagner is the most highly genre in the opera, you're still young and have enough time to get to know and appreciate Wagner. Let's see(^_~)

    @Fanatico_um,
    Thank you for the rapid response and good words!

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