quinta-feira, 9 de abril de 2015

O CAVALEIRO DAS MÃOS IRRESISTÍVEIS, Teatro Municipal de Almada e Teatro Municipal do Porto, Abril de 2015




Nota de Imprensa


As últimas produções operáticas de Ruy Coelho (1889-1986), que compôs cerca de vinte títulos neste género, ouviram-se há quase meio século. Obras como Serão da Infanta, sobre libreto de Theophilo Braga — a primeira ópera a ser estreada em língua portuguesa no Teatro Nacional de São Carlos, em 1913 —, ou Belkiss, grande ópera em três actos,
premiada num concurso internacional em Espanha em 1924, marcaram a história da ópera portuguesa do século XX.

Com apoio da Direcção-Geral das Artes / Governo de Portugal, do Teatro Municipal de Almada, do Teatro Municipal do Porto e da Antena 2, o Ensemble MPMP propõe-se começar a redescobrir este património produzindo O cavaleiro das mãos irresistíveis, sobre o poema homónimo de Eugénio de Castro (1869-1944), a que se juntará, em estreia absoluta, a ópera Cai uma rosa... do jovem compositor Daniel Moreira (1983-), também a partir do mesmo poema.




A ópera O cavaleiro das mãos irresistíveis, uma breve “comédia lírica” sobre um fidalgo espanhol cujas mãos possuíam, segundo a lenda, um poder maligno, foi originalmente estreada em 1927 e levada à cena com êxito assinalável em Portugal e em Espanha, onde chegou a ser apresentada no Teatro de la Zarzuela de Madrid.

A presente produção será apresentada no Teatro Municipal de Almada (11 de Abril, 21h30) e no Teatro Municipal do Porto — Campo Alegre (18 de Abril, 21h30, e 19 de Abril, 17h00).
No dia 17 de Abril, às 18h30, haverá ainda uma “Conversa aberta” na Biblioteca Nacional de Portugal, onde está agora preservado o espólio de Ruy Coelho, com a presença do barítono Álvaro Malta, que nos anos 60 participou numa produção de O cavaleiro das
mãos irresistíveis.






EQUIPA
Joana Seara (D. Beatriz), soprano
Cátia Moreso (D. Mór), meio-soprano 

Marco Alves dos Santos (D. Guterre), tenor 
Job Tomé (D. Sancho), barítono
Ensemble MPMP



Jan Wierzba, maestro
António Durães, encenação
Ana Gormicho, cenografia
Rui Simão, desenho de luz
Mário Gajo de Carvalho, cinematografia
Edward Ayres d’Abreu, musicologia

Produção Ensemble MPMP
com o apoio
Direcção-Geral das Artes / Governo de Portugal Teatro Municipal de Almada
Teatro Municipal do Porto
Antena 2



Mais informações em
http://mpmp.pt/o-cavaleiro-das-maos-irresistiveis/ 
http://glosas.mpmp.pt/o-cavaleiro-das-maos-irresistiveis/

Sem comentários:

Enviar um comentário